Os meniscos são estruturas fibrocartilagenosas com o formato da letra “C” que se situam no interior do joelho e apresentam múltiplas funções, entre elas: absorção de impacto, distribuição de carga, diminuição do atrito na cartilagem articular e melhora da congruência articular.

Suas lesões são muito comuns e podem ser decorrentes de atividades esportivas (entorses de joelho) ou atividades da vida diária (artroses). Quando presentes, geram dor, edema, limitação ou bloqueio de movimentos.

Durante a consulta, quando há suspeita de lesão, após história e exame físico adequado, geralmente o médico solicita um exame de ressonância magnética com o objetivo de confirmar o diagnóstico e avaliar com maior detalhes a lesão (tipo, tamanho, localização).

Confirmada a lesão, a maioria dos casos requer tratamento cirúrgico. Atualmente a técnica de videoartroscopia é o método de escolha, em que o cirurgião através de duas ou três incisões mínimas no joelho (5mm), é capaz de identificar e tratar as lesões com o auxílio de uma micro-câmera de alta definição.

Dependendo do tipo de lesão, da localização, da idade do paciente e do tempo decorrido entre o diagnóstico e a cirurgia, as técnicas poderão variar amplamente (sutura, meniscectomia parcial, etc).

A fisioterapia pós-operatória é indispensável para uma boa recuperação. O tempo de retorno para a atividade esportiva depende do tipo de lesão e da técnica cirúrgica utilizada.

Equipe Orthobone
Dr. Jader Junqueira
CRM-SP: 134.940

*Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu médico.