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Acabe com as dores nos joelhos

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O incômodo pode surgir por conta do mal preparo antes da atividade física

Praticar esporte faz muito bem para a saúde, além de proporcionar um corpo bonito. No entanto, é preciso ter alguns cuidados – principalmente se você não faz atividade física regularmente. Quem não está acostumada a malhar pode sentir dores quando a musculatura é um pouco mais exigida. E os joelhos são os campeões de reclamações. “É uma das articulações mais solicitadas durante a prática esportiva. Como os joelhos só se movimentam para trás, ficam mais suscetíveis a lesões”, explica o ortopedista e especialista em medicina do esporte da Clínica Orthobone, Maurício Póvoa Barbosa. Esportes com saltos, mudanças de direção repentinas, flexões e rotações são os mais perigosos. Portanto, antes de começar a mexer o corpo, é preciso se aquecer. E, depois, ficar de olho nas dicas do especialista Maurício Póvoa Barbosa. Confira!

Futebol 

Os movimentos são rápidos e exigem muito das articulações. Por isso, podem causar lesões graves. É preciso um bom aquecimento muscular antes do jogo para proteger os joelhos.

Dica: Dê uma volta na quadra correndo e faça alongamento antes de entrar em campo. Uma boa sugestão é puxar os pés em direção ao bumbum e segurar por 30 segundos.

Corrida

As lesões nesse esporte acontecem por falta de alongamento, uso de calçado inadequado e postura errada na hora de correr.

Dica: Comece pela caminhada e vá aumentando o ritmo gradualmente. Dessa forma, você aquece a musculatura, preparando-a para a corrida.

Ciclismo 

Exige movimentos rápidos de rotação, que podem sobrecarregar os joelhos.

Dica: Comece devagar e aumente gradativamente a carga ou a intensidade do pedal.

Tênis 

Exige movimentos repentinos, que podem sobrecarregar e desgastar os joelhos.

Dica: Paralelamente ao esporte, faça um treino de musculação, para fortalecer a musculatura.