Portfólio

Na rua ou na esteira?

Clique para ampliar

 

De acordo com os especialistas, o ideal é alternar treinos a céu aberto com sessões no equipamento, em casa ou na acedemia. Aqui, o ortopedista da Clínica Orthobone, Maurício Póvoa Barbosa, de São Paulo, aponta os prós e contras para cada opção.

 

Controle
Rua

É mais difícil controlar o ritmo, a velocidade e a distância percorrida. O ideal é usar um monitor cardíaco para garantir uma corrida mais segura

Esteira

Basta olha no painel para acompanhar todas as informações. Também dá para ajustar a inclinação do terreno, além de criar percursos de acordo com o seu objetivo.

 

Impacto
Rua

O asfalto é a superfície que oferece maior risco de lesões. A grama e a areia batida são mais seguras, enquanto a areia fofa é indicada se você quer treinos mais pesados.

Esteira

O equipamento é melhor para quem está começando a correr, pois a maioria das máquinas tem sistema de redução de impacto.

 

Movimento
Rua

É você que se desloca para a frente. Por isso, correr ao ar livre exige mais força muscular, principalmente da parte posterior das coxas e panturrilhas. Ou seja: o gasto calórico é maior.

Esteira

Como é o chão que se movimento, você trabalha mais o quadríceps (frente das coxas). Além disso, o número de passadas é maior – com o tempo, há o risco de ter lesões por esforço repetitivo.

 

Vento
Rua

Oferece uma resistência até 10% maior e deixa a malhação mais pesada, proporcionando melhor condicionamento físico.

Esteira

Não interfere, o que deixa a corrida mais confortável. Mas como você não fará muita força, gastará menos calorias.

 

Temperatura
Rua

Correr sob temperaturas muito altas ou baixas demais pode ser incômodo e interferir no rendimento. Há a possibilidade de dias chuvosos sabotarem o treino.

Esteira

Não há riso do mau tempo comprometer a atividade. o ideal é optar por locais com ar-condicionado e boa ventilação para não sofrer com o calor.

 

Hidratação
Rua

Mais difícil. É complicado carregar a garrafinha durante todo o percurso.

Esteira

Fácil. A garrafa de água fica no suporte do aparelho, sempre à mão.